C.E José Francisco de Salles
Atividades de geografia – 6º ano
Aluno(a):_____________________________________________________
Aluno(a):_____________________________________________________
1- Aponte as zonas térmicas:
2- Escreva os nomes dos planetas;
3- Identifique os movimentos da Terra abaixo::
a)____________________________________
b)___________________________
4- Relacione as colunas para torná-las verdadeiras:
(A) Era Azoica
(B) Proterozoica
(C) Paleozoica
(D) Mesozoica
(E) Cenozóica
( ) Desenvolvimento de várias espécies de mamíferos entre eles o ser humano.
( ) Resfriamento da Terra e formação das primeiras rochas. Não há vida
( ) Desenvolvimento da vida nos oceanos e formação dos ambientes terrestre
( ) Desenvolvimento de vegetação de grande porte e aparecimento das primeiras espécies de aves.
( ) Formação dos oceanos onde surgem as primeiras formas de vida e atividades vulcânicas dão origem as altas montanhas.
5- Aponte as camadas da Terra
6- Considerando os conceitos de CROSTA TERRESTRE, MANTO, NÚCLEO, BIOSFERA, ATMOSFERA E HIDROSFERA, identifique as frases que explica cada um deles.
a) Conjunto de todas as águas do planeta____________________________
b) Centro da Terra_______________________________
c) Camada onde os seres humanos vivem_____________________________
d) Camada de gases que envolve a Terra______________________________
e) Camada em que se encontra o magma______________________________
f) Setor que reúne as condições necessárias para de desenvolver a vida________________________
7- Vamos brincar um pouco de cruzadinha.
A | ||||||||||
B | ||||||||||
C | ||||||||||
D | ||||||||||
E | ||||||||||
F | ||||||||||
G |
A – Forma da Terra
B- Movimento que dá origem aos dias e as noites
C- Camada onde os seres humanos e a natureza constroem e reconstroem o espaço geográfico
D- Movimento que tem a duração de 365 dias ou um ano.
E- São linhas imaginárias horizontais que circundam a Terra.
F- É distância em grau de qualquer ponto na superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.
G- Cruzamentos ou encontros dos paralelos e os meridianos
8- Explique como foram determinados os fusos horários.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9- O que ficou determinado os fusos horários
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Beijos
Edna
eu quero a resposta
ResponderExcluirCruzadinha do número 7
ResponderExcluirGEOIDE
ROTAÇÃO
CROSTA
TRANSLAÇÃO
PARALELOS
LONGITUDE
COORDENADA
quais são as resposta
ResponderExcluire as respostas?
ResponderExcluirBOA NOITE!! QUAIS SÃO AS RESPOSTA
ResponderExcluir